DICAS DE LEITURA

DICAS DE LEITURA

 

Veja cinco livros que todo brasileiro deveria ler

 

 

 

Por Caio Fuchs

 

A leitura é considerada um dos hábitos mais saudáveis e recreativos já praticados. Além de melhorar o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade e incita o senso crítico do leitor. Apesar de todos os seus benefícios, 44% da população brasileira não pratica o hábito da leitura, calculando uma média de dois livros por ano para cada cidadão. Para incentivar tal hábito, aqui, veja 5 livros que todo o brasileiro deveria ler:

1. Capitães da Areia – Jorge Amado (1937)

Ambientada em Salvador, a obra conta a história de um grupo de menores abandonados, os capitães da areia. Crescendo nas ruas e enfrentando as mais árduas mazelas da vida, esses meninos vivem em um trapiche abandonado no cais do porto da cidade, arriscando-se para sobreviver.

Sempre procurados pela polícia, quando capturados, são enviados para um reformatório. Além disso, a obra também trata da doença que assolava Salvador na época, a varíola. O livro faz forte denúncia social à miséria e à desigualdade e, na época, foi censurado pela ditadura.

2. Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro (2019)

Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

O livro mostra como o racismo ainda está extremamente estruturado na sociedade atual e como a mudança começa a partir de quem está lendo, em situações, por vezes, imperceptíveis.

3. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (1881)

A obra é narrada pelo autor que já morreu, o próprio Brás Cubas. O livro aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX. Com uma voz irônica que se dirige constantemente ao leitor, a trama começa com o enterro de Brás Cubas, passa por seus delírios, volta à infância do personagem e, de forma mais ou menos linear, traz, para o centro da cena, vários episódios da vida desse excêntrico narrador.

O contexto histórico que dialoga com o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas é o de um Brasil construindo sua urbanidade, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, capital nacional no período. De modo geral, a obra de Machado de Assis retrata os tipos e cenas comuns dessa sociedade carioca. Além do período da libertação dos escravos, em 1888, e seus efeitos na vida urbana.

4. Vidas Secas – Graciliano Ramos (1938)

A obra retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

O estilo seco de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico dos adjetivos, parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão. O livro denuncia o descaso social e a exploração humana onde é ambientado.

5. O Cortiço – Aluísio Azevedo (1890)

A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.

O tema em si é a denúncia social do Rio de Janeiro do fim do século XIX. A partir do determinismo e do zoomoorfismo, à luz do Realismo-Naturalismo, Aluísio Azevedo descreve, após profunda observação e análise, a degradação social das camadas baixas e do ser humano como um todo no Brasil.

 https://falauniversidades.com.br/veja-cinco-livros-que-todo-brasileiro-deveria-ler/


 

 


http://lelivros.love

O site Le Livros disponibiliza gratuitamente uma biblioteca digital imensa, com publicações dos mais diferentes gêneros. Tudo ao alcance de um toque. Aproveite a oportunidade imperdível...